Projecto Conservar Portugal – Grupo Lobo.

Posted in: Sem categoria- Jul 25, 2011 No Comments

A equipa da aidnature.org andou esta semana a filmar o trabalho do Grupo Lobo para a conservação do Lobo Ibérico (Canis lupus signatus). O trabalho do Grupo Lobo desenvolve-se há 25 anos em Portugal, e é neste momento completamente imprescindível para a conservação de um dos últimos grandes carnívoros terrestres da nossa fauna.

Desde o trabalho de conservação e monitorização no campo, até às actividades no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico em Mafra, esta ONG Ambiental luta para manter viva esta espécie, cuja perda seria devastadora para o nosso património de Biodiversidade e para os ecossistemas naturais em que o Lobo desempenha um papel absolutamente crucial como predador de topo.

” O maior problema são as populações a sul do Douro, mais reduzidas em número, e que não comunicam com as populações a Norte do rio” – diz Sílvia Ribeiro, membro do grupo há 15 anos – ” um dos objectivos do grupo lobo é tentar fazer a ligação com a população espanhola a sul do Douro que se está a expandir de modo a garantir a sobrevivência destas populações”.

As populações  humanas rurais são a grande ameaça para a preservação do Lobo em Portugal. Desde a caça furtiva ao envenenamento, passando pela destruição do habitat, são muitas as causas de morte dos animais. Contudo, há boas razões para acreditar que as populações mais a norte estão a aumentar.

A noção popular de que o Grupo Lobo ou o Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) fazem libertações de lobos é um mito enraizado não só em Portugal como também em Espanha, seria até interessante fazer-se um estudo sociológico para compreender a origem desta crença. A verdade é que estes animais se reproduzem em ambientes selvagens, e assim as populações podem aumentar e migrar esporadicamente.”

“Um cenário ideal para a espécie daqui a vinte ou vinte e cinco anos seria as populações do sul do Douro estarem a prosperar, sobretudo devido à existência significativa de presas silvestres, o que diminuiria o conflito da espécie com a populações humanas.”

Resta agora saber se queremos ou não manter esta espécie viva em Portugal. O lobo só terá hipóteses se as populações estiverem alertadas para os problemas relacionados com a sua conservação e tiverem uma consciência adequada da importância do lobo para a preservação da nossa fauna, e também da nossa identidade.

O Projecto Conservar Portugal é um projecto de divulgação que a aidnature.org está a desenvolver em Portugal, e que conta integralmente com a disponibilidade de Organizações como o Grupo Lobo para a sua realização.

Para mais informações consultar:

http://lobo.fc.ul.pt/

 

No Responses to “Projecto Conservar Portugal – Grupo Lobo.”

Leave a Reply