Áreas de actuação

A Aidnature.org pretende atingir os seus objectivos desenvolvendo projectos em quatro áreas muito específicas:

Divulgação da Biodiversidade presente nos ambientes selvagens e do seu actual estado de preservação:

  • A nossa Organização actua também e crucialmente através da divulgação para o grande público da Biodiversidade. Para isso temos os meios técnicos para produzir documentários de curta, média e longa duração para transmitir e estações televisivas generalistas em Portugal. Encontramo-nos em negociações com uma estação televisiva Portuguesa para este efeito, assim como com a estação televisiva estatal timorense. Acreditamos ser uma vantagem forte o facto de sermos uma Organização aberta que privilegia a divulgação em grande escala do seu trabalho, do estado actual de preservação das comunidades selvagens naturais, assim como das áreas de actuação e de todos os colaboradores do projecto. Uma série de vida animal está incluída nos produtos do nosso projecto num prazo de dois anos, da qual já temos imagens disponíveis.
  • Através da realização de documentários de vida selvagem a Aidnature.org pretende focar as atenções do grande público na enorme importância de gestão e conservação da natureza e da Biodiversidade a uma grande escala. Estes documentários são divulgados na internet e em formato televisivo em canais generalistas e temáticos, em vários idiomas, tanto os locais como estrangeiros.

Inventariação e Mapeamento da Biodiversidade presente nas zonas analisadas:

  • Através da utilização de Sistemas de Informação Geográficos (SIGs), a Aidnature.org pretende elaborar mapas muito precisos das localizações dos registos de Biodiversidade presente no terreno. A elaboração de mapas detalhados e de estudos de impacto e dispersão é essencial para permitir construção de planos estratégicos de conservação eficazes que garantam um desenvolvimento sustentável. Através destes estudos pretende-se influenciar as políticas de aplicação de exploração de recursos naturais e de desenvolvimento de programas na área do Eco-Turismo de modo a optimizar o aproveitamento da fauna e da flora local.

Capacitação e formação de Técnicos e Entidades nos locais de actuação:

  • Para garantir a persecução efectiva dos objectivos da Aidnature.org é absolutamente essencial a formação de equipas locais que possam executar os trabalhos da organização. A formação de técnicos na área da Biologia da Conservação, Produção de Documentários, Turismo Ecológico e Sistemas de Informação Geográficos é uma peça-chave no conceito de desenvolvimento da Aidnature.org, assim como a capacitação e formação de entidades locais que explorem as potencialidades naturais.

Produção de Documentários Sócio-Ambientais:

  • A produção de documentários que revelam a forma como as comunidades locais interagem de uma forma produtiva com os recursos naturais, numa perspectiva de gestão e conservação da vida selvagem é uma ferramenta extremamente eficaz para uma consciencialização que permita uma implantação de programas congéneres em outras áreas de interesse.